quarta-feira, 31 de março de 2010

É por estas que dizem tão mal da minha geração...

Hoje encontrei uma colega minha que já não via desde os nossos 13 anos.

Foi nessa altura que os meus amigos e colegas começaram a fumar, a serem rebeldes, e não ligar à escola porque não precisavam dela para nada. Essa rapariga, muito controlada pelos pais, nunca tinha feito assim nada de mais. Um cigarrinho e tal, a medo, e faltar só num caso muito extremo (tipo o namorado dela da altura querer que ela faltasse). E até tinha boas notas.

Mas hoje, quando a encontrei, ela fez questão de referir múltiplas vezes que fumava, que os pais não sabiam, que fumava muito, que não dava cigarros a ninguém porque precisava, que tinha péssimas notas, negativas atrás de negativas e já nem valia a pena estudar, e que agora como estava no centro de Lisboa faltava às aulas para ir para onde lhe apetecia, ah! e que fumava.
E dizia-me isto com orgulho!

Ora eu fico a pensar, mas é suposto andarmos para trás? A fase de rebeldia ainda não passou?
Mas que raio, desde quando é que ter más notas, ou qualquer outra das coisas acima referidas, é motivo de orgulho??

3 comentários:

adistancethere disse...

quanto mais velhos, mais liberdade..menos juizo. Believe me =)

já agora, essa personagem.....rita?

O menino dos caracois disse...

bem vendo o lado positivo de tudo isso arranjou algo para escrever.
por outro lado o (nosso)mundo devia de caminhar para uma evoluçao e parece que acontece ao contrario.penso que é um dos pensamentos dos jovens esse de nao ligar muito a instruçao,e essa "fase" aparece mais cedo nuns do que em outros.

B' disse...

adistancethere, foi demasiado facil adivinhar quem era, não foi?

O menino dos caracois, preferia não ter nada para escrever e o mundo ser perfeito..
E sim, a maioria dos jovens não liga à instrução, só quando é tarde de mais.