segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia da Mulher

1911 - A 25 de Março, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist matou 146 trabalhadoras - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício.

1931 - Expresso reconhecimento do direito de voto às mulheres diplomadas com cursos superiores ou secundários - aos homens continua a exigir-se apenas que saibam ler e escrever.

1967 - Entrada em vigor do novo Código Civil. Segundo este, a família é chefiada pelo marido, a quem compete decidir em relação à vida conjugal comum e aos filhos.

1976 - Abolido o direito do marido abrir a correspondência da mulher.

2010 - Mulher agredida pelo marido. Pede ajuda aos vizinhos mas não quer chamar a polícia. O marido volta para casa e fecha-se lá dentro com ela. A polícia chega, ele foge, ela foi para o hospital.


Hoje é o dia da mulher, e vi bastantes homens a fazerem filas nas floristas para comprarem flores às mulheres. Hoje é o dia em que as respeitam, em que as admiram, em que, quem sabe, lhes fazem o jantar e levantam o prato da mesa. Hoje é o dia em que são iguais a eles.


Amanhã é outro dia.

Sem comentários: