sábado, 24 de abril de 2010

“A sociedade” não pode ser desculpa para tudo

Duas mulheres amigas, regra geral, não se importam de partilhar a mesma cama. Um homem, pelo contrário e geralmente, só de pensar em partilhar a cama com outro homem, começa logo com ataques de pânico, berros e “antes preferia estar morto”. Caso apresentado, diz-me uma amiga que “é homofobia!”. Responde logo uma professora com um “é a maneira da sociedade pensar, a forma como as pessoas são criadas e aprendem o que é aceite ou não cá fora”.

Perguntei a alguns rapazes se tinham problemas em partilhar a cama com outro rapaz, e a resposta, infelizmente, foi directa: claro que tinham.

Pegando nisto tudo, eu juntaria as duas opiniões: as pessoas agem conforme a sociedade quer que elas ajam, e a sociedade é em geral homofóbica, o que faz com que as pessoas sejam homofóbicas.

E agora, apelando a boa vontade e opiniões das pessoas que por aqui passam, o que acham do assunto? E, principalmente, porque é que é mal visto um homem dormir (apenas dormir, e não fazer sexo) com outro homem?

É que não entendo. E acho que não vou conseguir entender.

1 comentário:

Inês disse...

A frase faz todo o sentido, tal como a tipíca "só se dá valor às pessoas quando se perdem ou quando estão longe", e é bem verdade, podemos ter ao nosso lado a vida toda uma pessoa com quem estavamos sempre a discutir e a magooar, mas quando ela se for embora, irá fazer falta e iremos sentir que falta alguma coisa.
O amor, na minha opinião, ultrapassa tudo.