sábado, 9 de janeiro de 2010

Para ler e reler e reler.

(...)As pessoas de que estamos a falar, as pessoas para quem e em nome de quem estamos a legislar, nasceram numa sociedade largamente homofóbica, à semelhança da experiência terrível do racismo para muitas pessoas negras em várias sociedades, e à semelhança da experiência terrível do sexismo para muitas mulheres. Nasceram para uma sociedade que lhes disse que o seu amor não tinha nome; que o seu destino era obrigatoriamente a heterossexualidade; aprenderam nomes insultuosos para designar o mais íntimo e estruturante das suas personalidades; viram-se obrigadas a viver na vergonha, no silenciamento e na ocultação; em tempos e lugares não muito distantes foram encarceradas, torturadas, submetidas a tratamentos forçados, enviadas para campos de concentração. Ainda hoje e entre nós, temem represálias no emprego, temem o insulto na rua, temem a alienação familiar e das redes de amizade. Essas pessoas não são as figuras estereotipadas de um certo imaginário homofóbico, nem as pessoas que, como eu, tiveram o privilégio e a sorte de poderem falar hoje e aqui, neste dia histórico. Eles e elas são nossos irmãos e irmãs, pais e mães, filhos e filhas, amigos e amigas, vizinhos e vizinhas, colegas de trabalho. São pessoas de todos os níveis sociais, ricas e pobres, do campo e da cidade, jovens e idosas, conservadoras ou liberais – e esperam de nós um gesto de reconhecimento. Mas legislamos a favor da igualdade também em nome de todos e todas nós, cidadãos e cidadãs da República Portuguesa - porque nenhum e nenhuma de nós será livre e poderá em consciência usufruir dos seus direitos enquanto estes forem negados ao seu próximo.

(...)No dia seguinte à efectiva possibilidade de dois homens ou duas mulheres casarem civilmente, se assim o entenderem, respiraremos um ar mais livre, cresceremos como democracia, promoveremos a inclusão e acarinharemos a diversidade na igualdade. Nesse dia, o arco-íris – símbolo da luta dos gays e das lésbicas pela sua dignidade plena - será também um símbolo da nossa República.
Miguel Vale de Almeida.

1 comentário:

SS disse...

ola! descubri o teu blog atraves de uma pesquisa as fotos da angelina jolie, e vim aqui parar. pus-te logo nos meus favoritos porque identifiquei-me logo contigo. esses famosos e um bocado (muito!) embaraçosos episodios com os meus pais, tambem ja passei por isso! nao tem muita piada nao ^^ mas mesmo assim, apesar de eles desconfiarem porque eu a a minha namorada ja fomos apanhadas ha um ano e tal, preferem nem pensar no assunto (sinceramente tambem prefiro que assim seja, pelo menos para ja). desejo-te toda a sorte do mundo e nunca tenhas vergonha de quem tu es =) (fogo ate parece que tenho muita experiencia -.- so tenho 18 anos lol) continua a postar que eu continuarei a visitar este blog! beijinhos, SS.