quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Não passa de um comportamento auto destrutivo



Parece que agora toda a gente fuma.

É fixe, é social, dá boa imagem, é para relaxar, toda a gente fuma, etc... São os motivos que me dão quando eu pergunto porque é que começaram a fumar.
Ainda a semana passada uma amiga minha se virou para mim e disse: "B, agora vou fazer uma coisa que não vais gostar, mas eu juro que vou deixar", e fumou um cigarro.
Não entendo porque é que as pessoas começam a fumar. Sabem que faz mal (será por isso mesmo que fumam?), não traz benefícios, e eventualmente vão querer deixar de fumar. Será apenas para poderem ter a experiência de dizer a frase: "Eu vou deixar de fumar..." ? Não me admirava.
Eu vejo fumar como um comportamento auto destrutivo. Como aquelas pessoas que cortam os pulsos para sentir dor, mas só que este método é a longo prazo.


Não, eu nunca fumei. E não posso dizer que nunca tenha tido vontade de experimentar... Mas caramba, as pessoas tem de ter um pouco de consciência e maturidade, não?
E eu não vejo nenhuma razão inteligente que nos leve a fumar.
E vocês? O que acham?

11 comentários:

Paula Baltazar Martins disse...

Estamos em plena sintonia :)

Eu costumo dizer que "cool" é não fumar! Infelizmente parece que cada vez se vê mais pessoas novas a fumar, é uma questão de estilo, acho eu. Começar a fumar por se achar que dá estilo é uma decisão completamente idiota, o estilo é uma questão de atitude e não de fazer coisas mediante o que os outros pensam.

Com a informação que existe hoje sobre os malefícios do tabaco, faz-me imensa confusão como é que há cada vez mais fumadores.

B' disse...

Dantins, acho que é mesmo uma questão de estilo... Acham que assim ficam melhor aos olhos dos outros. Eu acho que apenas fazem é má figura, não há nenhum orgulho em fumar.
E se fumam só porque os outros acham que devem fumar é porque revelam uma falta de auto-estima enorme...
Os meus "colegas" sempre me disseam para eu fumar, que um não ia fazer mal, e eu sempre recusei. Era vista como a "certinha" e coisas assim, mas pelo menos não fumei. ;) (Ai que até estou orgulhosa de mim...)

João Roque disse...

Eu já fumei e muito...durante anos; há cinco consegui deixar de fumar, porque alguém, um médico, me disse olhos nos olhos uma grande verdade; disse-me que a opção para um doente cardíaco como eu era muito simples: viver ou morrer...
Beijinho.

Mariana disse...

Eu estou completamente de acordo contigo. Tenho amigas que começaram a fumar só para entrarem para o grupo social lá da escola. Enfim...Já ha tanta coisa que nos auto-destroi, fumar é mais uma das que ajuda para a auto-destroiçao.
(nós temos sorte, temos menos uma:P)

Confesso que já experimentei.Mas não gostei NADA. Fiquei toda mal-disposta, com um sabor horrivel na boca.NOJENTO

Rita disse...

Não sei... nem nunca experimentei nem tive vontade disso por isso não estou numa boa posição para julgar ninguém...
Talvez tenha a ver com a curiosidade (se tanta a gente faz, é porque deve ser bom) ou com a vontade de pretencer a um grupo (depois vamos todos fazer a pausa do cigarrinho..).

ML disse...

Neste momento não há nenhuma razão plausível para que se comece a fumar.

Há tanta informação, que só quem não tem amor próprio insiste em ter esse comportamento. Outra coisa é quem já fuma ha muitoooo uma vez que largar o vício já não é tão fácil.

Eu estou a caminho dos 30 e nunca fumei.

Four Simple Words disse...

sinceramente eu fumo há cerca de dois anos e penso que comecei a fumar por motivos sociais, quando dei por mim já estava um bocado agarrada. Tenho algum bom senso e reparando na estupidez comecei a parar aos poucos.
Ultimamente tenho visto muitas raparigas com 14/15 anos a sairem do portão da escola e a sacarem dum cigarro (so lhes faltava olhar á volta para ver se alguem estava a comentar ou a aplaudir a sua fixeza). Penso que seja um bocado a moda de agora.

B' disse...

Pinguim, ainda bem que deixou de fumar :) Só ganha com isso, e neste caso, ganha tudo.

Mariana, tambem tenho amigas que começaram a fumar por esse motivo...

Rita, as opiniões aqui são sempre bem-vindas ;), talvez seja uma questão de curiosidade, a mim seria o que me levaria a experimentar, mas a parte de pertencer a um grupo... Não entendo!

MS, é mesmo! Alguem que tenha confiança em si, sabe que não precisa de fumar para os outros gostarem dele.
Boa continuação de "não fumo" :)

Four Simple Words, mas agora entendes que o que fizeste foi algo estupido, certo? O que interessa é não continuar com isso.
Mas vale parar tarde, do que nunca! ;)
Só espero que seja daquelas modas que acabam por passar.

a disse...

Fumei alguns anos e já deixei há 6 anos. E senti-me tão bem: outros sabores, outros odores e outro respirar.

Começa-se pelo social acaba-se quando temos consciência que nos faz mal, até lá caminhamos na auto-destruição.

Leonor disse...

Eu fumo. E não experimentei pq me disseram "fumar é fixe"

Auto-destruição, ya eu sei xD

santa-rita disse...

Comportamentos auto-destrutivos ao poder!