domingo, 8 de agosto de 2010

às vezes gostava de poder viver mil anos...

Desde pequenos que nos perguntam o que queremos fazer quando formos grandes.
Se nessa altura achavam engraçado, e eu também achava, quando eu respondia que “queria ser astronauta ou paleontóloga ou outra coisa qualquer”, agora não acham tão engraçado quando não sei bem o que quero fazer da minha vida profissional. Nem eu acho engraçado.

Há medida que vou passando de ano e avançando no ensino escolar, deparo-me com cada vez mais decisões que irão marcar o resto da minha vida. Para o ano é uma das escolhas mais importantes, se não a mais importante: a escolha do curso.

Desde a infantil que já pensei em inúmeras profissões, mas só no 9º ano é que achei ter a certeza do que queria fazer. Queria seguir a área de Desporto. Daí ter escolhido a área de ciências para fazer o secundário.

Rapidamente me apercebi que essa escolha não era o que eu realmente queria. Sempre gostei de desporto, mas dizia que queria essa área por outros motivos.
A partir daí tive de começar a pensar em profissões, e agora sem o espírito de brincadeira. Vejo os meus colegas a saberem o que querem fazer, vejo alguns que sabem desde sempre o que querem fazer, e eu nada.

Até que chegou outra certeza. Se nos primeiros testes vocacionais que fiz, esta nova área era a menos aconselhada, fui crescendo e começou a ser a única que fazia sentido. Direito, a luta pela justiça e igualdade que sempre quis, e que fui ganhando capacidades para isso. Daí a inscrever-me para o exame de acesso à faculdade, História, passaram-se dois anos com esta certeza, e obti bons resultados. Esta área poderá proporcionar-me conhecimentos que eu sempre quis, e fazer carreira profissional em áreas que me fascinam cada vez mais, e é quase perfeita para mim.

Quase perfeita. Neste momento vejo as minhas decisões definitivas a quererem mudar de novo. Mas, de uma certa forma, parece-me que estou a desistir de uma área antes de sequer a experimentar, e esta sensação perturba-me.

Para algumas pessoas ter vários gostos pode ser bom, mas para mim é frustrante. E faz-me pensar se algum dia conseguirei sentir-me realizada profissionalmente com a escolha que fizer. Seja ela qual for.

É este o, provavelmente único, motivo porque eu gostava de ser imortal, ou ter pelo menos 300 anos. Para poder estudar todas as áreas que gostaria de saber.

Alguma dica para me ajudar a escolher?

7 comentários:

Nalinii disse...

Estou como tu. Vou para o 12ºano e sinto-me completamente perdida sobre o que hei-de seguir...
O pior é que desde pequenina sempre soube o que queria e agora, ao longo do secundário, noto que as minhas capacidades para esta área não são as melhores (e as precisas) e isso começa a gerar-me bastantes dúvidas.
Tenho medo de escolher o errado e arrepender-me ...
Provavelmente, deves sentir o mesmo.
Boa sorte :)

Flor(es) do Reggae disse...

Eu também nunca fui aquela pessoa que tinha certezas absolutas do que queria fazer, tive imensas dúvidas, principalmente na recta final.
Posso dar-te algumas dicas, que funcionaram comigo, mas cada um é que sabe de si :P
1º Escolhi algo que eu saberia que ia gostar de fazer no futuro, mesmo sabendo que esse curso exigia um tipo de estudo que não me agradava.
2º Não liguei grande coisa às saídas profissionais, é importante ser inteligente nas escolhas, mas hoje em dia quase todas as escolhas vão "supostamente" dar ao desemprego. Desta forma, acho que o importante é escolher algo que goste, porque mesmo que não tenha grandes saídas, se soubermos que seremos realmente boas naquilo que fazemos, então haverá um lugar algures por aí guardado para nós ;)
3º Ouvi MUITO os meus amigos, em especial a minha melhor amiga. E posso dizer que se hoje estou no curso que estou deve-se em grande parte a ela, porque foi ela que me disse que talvez ele fosse indicado para mim. Ás vezes eles conhecem-nos melhor do que nós mesmas ;p
Eu não sei quanto às outras pessoas, mas eu fiz isto que te disse e para já, não estou arrependida! Ainda não acabei o curso, portanto não sei como vai ser a nível de saídas, mas tenho a certeza de que escolhi bem :)

Segue os teus gostos, neste caso se tens muitos, opta por fazer de um deles profissão e dos restantes hobbies :P

Beijo, T.

um quarto para duas disse...

olha comigo é exactamente o mesmo, no início eu queria ser polícia,ou então fazer algo relacionado com desporto, mas depois tirei um curso prifissional relacionado com museologia, e agora estou a trabalhar para tentar perceber o que realmente quero porque ainda não tenho algo definido! E tenho que descobrir rapidamente o quero quero fazer de verdade!
Beijinhos e boa sorte para ti!

Rita

Ana disse...

quando chegou a altura de eu decidir no 12º, eu já tinha o curso escolhido desde o 11º (queria mm engenharia de minas) escolhi e n m arrependo de nd ate hj. mas paralelamente e esse curso ke tt adorom existem outras coisas que tbm gostava de ter feito/ou de ainda fazer n futuro, coisas que n têm nd a ver, se não vejamos:
1. fotografa/jornalista NG (national geographic)
2. ciencias geofisicas na area da sismologia/meteorologia/oceanografia
3. viajante/guia turistica de viagens genero papa-léguas
4. kk koisa que me permitisse estudar e saber mtas linguas, pk apesar de nk me ter sentido virada p area d letras, tnh mta facilidade c linguas, kk uma delas...

quase d certeza n terei otra profissão n futuro, mas n ponho de parte a ideia de um dia, kdo estiver bem n vida, e tal cm ja mtos fizeram, fexar as contas e mudar d vida, por a engenharia d minas d lado, e dedicarme a 100% a fotografia ou as viagens... who knows ;)

escolhe bem e escolhe por ti, não pelo que os otros t dizem ou pelo ke ta na moda. cm podes imaginar, fui mto gozada ao ter escolhido o ke escolhi (não pelos meus pais, felizmente) mas inclusive houve kem no dia da candidatura me tentasse mudar as opçoes... o mais importante e fazermos algo que gostemos, pk mm ke n arranjes trabalho ka, arranjas la fora; segue o teu coração apenas!

Su disse...

Acho que o melhor que podes fazer por ti nesse momento de escolha é projectares o teu futuro....ver se te reconheces a ti mesma numa ou noutra area em que te vejas mais vocacionada para....
Boa sorte! É importante esta escolha mas não é de todo definitiva, por isso não te pressiones muito...não ajuda.=)

Hope or Revenge disse...

Aquilo que nos dificulta as escolhas no presente é o medo do futuro. "E se não gosto?", " E se não arranjo emprego na área?" , " E se mudo de ideias?".
Pára um bocadinho.
Tu vais mudar. O mundo à tua volta vai mudar. É impossível tomares hoje uma decisão que te garanta que daqui a 5 anos não vás querer mudar de ideias. Podes estar indecisa entre duas ou três coisas e daqui a uma década achares que o que devias realmente ter feito era escolhido uma quarta ou quinta opção que nem sequer te passa pela cabeça agora.
Escolhe o que te dá gozo fazer *agora*... não o que achas que te dará gozo fazer daqui a cinco anos ou o que achavas que te ia dar gozo fazer há 2 anos atrás.

Beijinhos
Hope

B' disse...

Obrigada pelas dicas que de certo me ajudarão muito. :)