quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Escolas Públicas vs. Colégios Privados

No outro dia estava a conversar com mais duas pessoas, uma delas andou sempre em colégios privados e a outra sempre colocou os filhos em colégios privados. Falava-se da segurança nas escolas públicas comparando com os tais colégios privados, por ter acontecido uma situação de miúdos a entrar em coma alcoólico durante o tempo de aulas, nas redondezas da escola, pública. Diziam elas que graças a Deus que existem colégios privados, que há mais controle, mais respeito, menos rebeldia, menos problemas.

Ontem estava a falar com um colega meu que veio este ano para a minha turma, vindo de um colégio privado, e o seu maior receio era de ficar numa turma de drogados e ladrões. Só porque ia para uma escola pública.

Estes estereótipos de que os alunos das escolas públicas são uns pobres, mal-educados, burros, arruaceiros, e tudo aquilo que uma sociedade de bem deve de excluir, e de que as escolas públicas são uns espaços onde, inconscientemente, incentivam a comportamentos que a sociedade não deseja, dá-me, a mim que toda a vida andei em escolas públicas, a volta à cabeça.

É verdade que nos colégios há muito mais controle que nas escolas públicas – eu podia sair da escola, mesmo sem autorização dos pais, e ir ao café mais longe da zona (que era onde vendiam as gomas) que ninguém dizia nada.

Mas isto de não haver controle não quer dizer nada, cada um sabe de si. Na minha antiga escola (que um ou dois anos antes de eu ir para lá foi considerada a pior do país) os meus colegas vinham cá para fora fumar, eu acompanhava-os mas nunca fumei. Tinha colegas meus que, uma ou duas vezes, compraram álcool para irem beber antes da aula e eu não bebi. Tinha colegas meus que queriam faltar às aulas, e muitas vezes faltavam, eu não. Tinha colegas meus que até iam aos chineses mais próximos roubar balões de água, e eu nunca fiz isso. Tinha colegas (eram poucos) que faltaram ao respeito ao professores, e eu nunca fiz isso, até mantenho ainda contacto com alguns. Havia de tudo, e agora muitos deles já não fazem estas coisas. Por isso não me parece que seja o tipo de escola onde andamos que faz de nós quem somos, ou que nos leva a fazer algo.

Agora, os meninos de bem dos colégios privados, mal tem uma oportunidade em que não são controlados, embebedam-se, drogam-se, roubam, fazem mil e uma coisas, tudo de uma vez, e vão parar ao hospital de tão mal que estão.
Acho que é esta a grande diferença: nas escolas públicas pode-se fazer tudo, mas nem tudo se faz. Nos colégios privados não se pode fazer nada, mas faz-se tudo às escondidas. O fruto proibido é o mais apetecido.

15 comentários:

Anónimo disse...

Tive mais experiências traumáticas na escola privada que na pública.
Alcool e drogas? Pouca diferença há, existe na mesma, e até na privada, com mais dinheiro, os filhinhos do pápá procuram coisas mais "pesadas".
Educação? Com arrogância que pensam que o dinheiro lhes permite, tratam mal tudo e todos.
A melhor coisa que me aconteceu foi ter ido para a escola pública, senão tinha me perdido com tanta gente medíocre e mesquinha.

nightcrawler disse...

Infelizmente já tive de assistir várias vezes a conversas desse género, "ai, os colégios privados é que são bons", e fico sempre com uma certa indisposição. Já para não falar daquela altura do ano em que sai o ranking das escolas, e os meios de comunicação fazem questão de sublinhar que as melhores são sempre privadas.Para mais, acho que é um desperdício o dinheiro que os pais gastam para pôr os filhos em escolas privadas, muitas vezes sem resultados de jeito.
Eu andei sempre em escolas públicas, e continuo a frequentar o ensino público. E não vem mal ao mundo com isso. Não roubo, não me drogo, não me embebedo, fumei, é certo, mas toda a gente erra e eu aprendi com o meu erro. Posso não ter recebido tantos conhecimentos como os alunos de algumas histórias privadas. Mas também não me tiraram a liberdade, não me impediram de fazer coisas que me davam um prazer enorme, não fiquei trancada na escola, oude crescer livremente.

B' disse...

Eu sempre andei em escolas públicas, por isso não posso falar do que se passa realmente nos colégios privados. O que eu sei é que não concordo com o estereotipo que fazem dos alunos que andam em escolas publicas, e dessas mesmas escolas. Mas não era de todo a minha intenção começar aqui outro estereotipo, “contra” os colégios privados e os seus alunos. Tenho colegas meus que vieram de colégios privados e têm muitos mais conhecimentos em algumas disciplinas, mas noutras acontece o contrário. Diria que, regra geral, nos colégios talvez sejam mais exigentes. Agora bons e maus professores, bons e maus alunos, bons e maus funcionários, bons e maus ambientes, há em todo o lado.

Ana disse...

subscrevo na integra o teu post: O fruto proibido é o mais apetecido.

os meninos dos colegios privados mal tem uma oprtunidade fazem porkaria, pk nk lhes permitem fazer nd. infelizmente a educaçao hj em PT está mto mal... mas nos meus tempos de ensino basico (há mais de 10 anos) as escolas publicas eram bem melhores ke as privadas pk as notas eram merecidas, e nos privados, pagava-se p ter boas notas, e é por isso, ke temos pessoas cm o primeiro ministro... enfim...

os meninos dos colegios n sabem descascar uma maçã pk tem kem o faça... kdo tiverem d s desenvencilhar sozinhos, morrem... coitadinhos

Anónimo disse...

Na minha opinião, as coisas não são bem assim. Eu tanto andei em escolas públicas como em privadas e sei bem ver as diferenças que existem.
Não é por se andar num colégio, que os alunos não se sabem desenrascar, não é por andar num colégio, que todos vão fazer aquilo que não lhes é permitido, (vejo isso por experiência própria). Acho que isso é um estereotipo em relação aos alunos das escolas privadas.
Sim é verdade, que geralmente, é mais exigente mas os resultados dependem bastante do aluno em questão e como a B' disse, alunos bons e maus existem em todo o lado. E essa parte de pagar para ter as notas, não é bem verdade. Não é pelo facto de estar a pagar a educação, que faz com que os alunos não tenham o mérito que merecem. Mas sim, também é verdade, que muitas vezes as pessoas têm a noção errada do que é a escola pública, mas o mesmo acontece com a privada. Mas também não podemos negar que num colégio existe um ambiente familiar entre professores, alunos, funcionários e isso por vezes contribui para uma melhor segurança.
Obrigado.

B' disse...

Repito que nunca trocaria as escolas públicas pelos colegios privados.

Mas mais uma vez, a ideia do meu post não é criticar os colégios privados nem os seus alunos, mas sim discordar do estereotipo que fazem as escolas públicas e dos seus alunos.
A verdade é que já nem nas escolas públicas as notas são merecidas...

E isso de se pagar as notas nos privados também é um bocado a atirar para o estereotipo. Más pessoas há em todo o lado.

Anónimo disse...

Como eu andei sempre em colégios privados, resolvi por bem, deixar aqui a minha opinião. Não é a instituição que faz uma pessoa, mas sim o lar onde vive, sobretudo. A educação/valores/princípios que recebe e lhe são incutidos. Tenho amigos que estudaram em escolas públicas e, claro, amigos que estudaram em colégios privados e as semelhanças são muitas. Os colégios privados, no meu entender, diferem sobretudo em algumas questões como segurança. Eu, se não tivesse cartão de saída, não saía e ponto final. Nem poderia dizer: Ah e tal está ali o meu pai, vou embora. Não. Era preciso certificação. Por exemplo. Quanto ao resto, e maioritariamente, referido aqui, as coisas são semelhantes. Bebem, drogam-se, whatever.
Há muito estigma em relação aos colégios privados e não sei porquê. Em todo o lado, há coisas boas e coisas menos boas. Sejam estatais ou privadas. Claro que no privado as probabilidades são menores, porque é um serviço muito bem pago e, portanto, à partida, não haverá azo para certas e determinadas situações. Mas é como tudo. No meu ver, não dá para colocar esta questão tão objectivamente porque são muitas instituições e cada uma com as suas regras. É subjectivo.
Sara

B' disse...

Quando fiz este post queixava-me dos estereotipos em relação às escolas públicas. Agora que vejo bem, não sei quem é que sofre mais com estes estereotipos, se os alunos das públicas, se os alunos das privadas.


Continuo a defender: não é o tipo de escola que faz a pessoa, mas é cada um de nós que tem responsabilidade por aquilo que faz.

ML disse...

Eu sempre andei em colégios privados, por isso só conheço a realidade das escolas públicas por terceiros.
De qualquer maneira posso dizer em primeira mão que no meu colégio não se pagavam as notas, que não descasco maçãs (como-as com casca) e que me sei desenvencilhar mt bem sozinha. Aliás, acho esse comentário da maçã extremamente infeliz. Não sou nenhuma coitadinha e tenho pena que haja pessoas que pensem como a Ana, num dos posts acima.

Anónimo disse...

Na minha opinião, eu acho que nos colégios privados há mais segurança, mas também não é uma prisão onde não se tem liberdade.
as escolas publicas só têm gente má e doida. ninguém quer ser assim. pois não?
pois o que conta não é poder fumar ou beber, mas sim o ensino.
e o ensino tem de ter educação não é só estudar e fazer testes. também é preciso ter disciplina e respeito. isto devia ser assim em todas as escolas, sendo assim publicas ou privadas.

Anónimo disse...

Na minha opinião, eu acho que nos colégios privados há mais segurança, mas também não é uma prisão onde não se tem liberdade.
as escolas publicas só têm gente má e doida. ninguém quer ser assim. pois não?
pois o que conta não é poder fumar ou beber, mas sim o ensino.
e o ensino tem de ter educação não é só estudar e fazer testes. também é preciso ter disciplina e respeito. isto devia ser assim em todas as escolas, sendo assim publicas ou privadas.

Anónimo disse...

Os privados só existem para comprar notas. Fiquei de fora do curso que pretendia por 2 centésimas e vejo pessoas com 160,0 a 165,0 nas provas de ingresso que entram em medicina porque têm 195 a 200 nas notas de frequência. A maior parte são do Porto.

Anónimo disse...

Ando e sempre andei numa escola privada,se há algo que eu tenho a agradecer aos meus pais foi o facto de eles me terem proporcionado uma boa educação ,colocando-me numas das melhores escolas privadas de Portugal.Se haverá grande diferença entre as escolas privadas e as Públicas?sinceramente só me posso pronunciar à cerca das privadas,na qual maior parte dos alunos não faltam ao respeito dos professores (salvo excessões) e há uma boa segurança em todos os sentidos.
à cerca deste comentário "os meninos dos colegios n sabem descascar uma maçã pk tem kem o faça... kdo tiverem d s desenvencilhar sozinhos, morrem... coitadinhos". achei desnecessário,riduclo e inoportuno, os alunos das escolas privadas não são mais nem menos do que os outros, fazem uma vida normal como todos os outros e eu posso dize-lo visto que tenho muitos amigos filhos de quem dizem "gente conhecida ou importante",e levam uma vida normal claro com mais regalias que maior parte da sociedade portuguesa mas enquanto seres huamanos são pessoas com pricipios e valores.
Notas dadas? se maior parte das escolas públicas tivessem a exigência do ensino privada saberiam que essa afirmação seria riducula.
Beber e fumar? isso faz parte da adolencência tanto no ensino privado como no público ,enquanto nas escolas privadas não é permitido fazê-lo o que eu acho muito bem porque espaço de trabalho não é espaço de lazer,lá fora poderemos fazer tudo isso,sem problemas.

Anónimo disse...

eu sempre andei num colégio privado;e acho bastante injusto que nas notas de acesso á faculdade,não chega tido em conta a escola que frequentou, pois acho que todos sabemos que o nível de exigência entre o privado e o público é bastante diferente!!!
Isso ve - se nos rankings, que mostram a preparação de uns e outros!!!!!!!!

Anónimo disse...

Boas, frequento o ensino público desde sempre e não o trocaria por qualquer Colégio Privado, sem ofensa.

Sou boa aluna, adoro a minha escola, os meus colegas e os meus professores. Tenho uma turma onde ninguém fuma, bebe, droga-se ou algo do género. Somos unidos e temos professores interessados no nosso sucesso e fazem tudo o que podem para nos preparar para os exames, infelizmente temos muitos maus alunos, que não são nenhuns delinquentes. Na maioria não tem posses económicas e uma vida bastante difícil que os abstrai da escola.

Uma estupidez dizerem que o nível de exigência é menor na Pública, nos fazemos Intermédios e temos boas notas. Nós temos o nível de exigência necessário para realizar qualquer exame ou intermédio. Ninguém morre por passar do privado para a pública. Notas compradas só no privado, onde o dinheiro compra tudo, mas não compra o saber meus caros.

Orgulho-me bastante da minha escola e não espero nunca colocar os meus filhos numa privada, independentemente das minhas posses.

As notas sabem melhor quando são por mérito próprio e não saíram da carteira do papá.

O grande problema é a entrada na universidade, quando temos de concorrer contra notas forjadas, mas que orgulho têem esses alunos?


Liliana, Secundária 11ºano Algarve